segunda-feira, 14 de março de 2011

Aumentam os investimentos, mas o ensino está melhorando?

        O investimento do governo na educação vem crescendo, mas os resultados estão bem abaixo do esperado. A falta de investimento nas formações de base, o educador moldado nos métodos antigos e a limitação dos gestores de recursos em sala de aula são alguns dos vários motivos para uma educação de má qualidade.
De que adianta "pintar uma casa" se sua estrutura está comprometida? É o que o Governo parece estar fazendo, "mascarando" um problema achando que só passar uma "mão de tinta" vai melhora o ensino no país. O maior investimento no ensino superior não garante uma boa formação, afinal se o ensino de base (Fundamental e Médio) for fraco a falta de despreparo passar para o superior, ou seja, terão pessoas com diploma, mas nem todas com "mão de obra" de qualidade.
Outro ponto é a falta de motivação dos professores. Há uma valorização por tempo de trabalho que deveria ser por desempenho, assim o ensino estaria numa constante busca pela melhora nas práticas educacionais, motivando e incentivando o educador a pesquisar e estudar para obter um ensino de qualidade em sala de aula.
Outra questão é a disponibilização dos recursos que o Governo envia como projetores multimídias, laboratórios de informática entre outros, se os gestores escolares não disponibilizam a utilização destas mídias para os alunos. Com as desculpas de falta de profissional capacitado ou que o aluno pode danificar o equipamento, em algumas escolas são vetadas a utilização. Logo que os gestores têm que ter uma responsabilidade de preservar os bens da escola, mas impedir seu uso já é demais. Fora outros tantos problemas, como as bibliotecas escolares desativadas, por falta de organização e manutenção. Portanto, podemos dizer que o Governo investe? Sim, mas desta forma não vai tirar o ensino da falência, apenas tapar o sol com a peneira. Que saber mais? www.todospelaeducacao.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário