quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá


Eu quero tchu, eu quero tchá
Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá
Tchu tchá tchá tchu tchu tchá (2x)

   Este refrão eu chamo axé sonoro: há quase uma inexistência de palavras e um abuso de sons onomatopeicos. Tudo para obter uma sonoridade “clichete” que mesmo não gostando não sai de nossas cabeças.

Cheguei na balada, doidinho pra biritar, (cheguei na balada doido para beber, agora preste atenção no verso seguinte)

A galera tá no clima, todo mundo quer dançar, (qual é a relação com a frase anterior? É biritar rima com dançar, só bêbado deve dançar isto)

O Neymar me chamou, e disse "faz um tchu tchá tchá", (Neymar e os cantores fazendo o tchu tchá tchã..Hum, sem comentários)

Perguntei o que é isso, ele disse “ vou te ensinar".

É uma dança sensual, em Goiânia já pegou, (a frase anterior ele “disse” que ia ensinar, mas isto não condiz com a sequência que dá uma alusão do que seria este Tchu tchá tchã)

Em minas explodiu, em Santos já bombou, (Digo alusão porque não ensina como muita música de axé faz “bota mão no joelho dá uma baixadinha” e não fala que é está sequência de sons onomatopeicos. Outro ponto curioso o Santos só aparece para fazer referência ao Neymar).

No nordeste as mina faz, no verão vai pegar, (qual é o sentido da primeira oração com a segunda? Não existe são apenas algumas palavras jogadas para rimar com o cantar no próximo verso. No nordeste se faz muita coisa e o resto copia, mas só no verão).

Então faz o tchu tchá tchá, o Brasil inteiro vai cantar.

    Esta é uma “letra” de sucesso no país, como foi visto podemos ver o quanto é vasto seu vocabulário e o quanto tem conteúdo está “canção”.  Há uma tendência musical entre as bandas de axé que estão passando para duplas de sertanejo universitário. Creio que isto passa, mas até quando vai sair uma e entrar outra com refrão onomatopeico.  Acho que seria legal ter uma música sonora, mas com um mínimo de letra compreensível.  Enquanto tocar estas músicas o povo emburrece e alimenta ainda mais a indústria fonográfica de má qualidade de nosso país.

Um comentário:

  1. Essa "música" é ruido para meus ouvidos...
    Ouvir músicas internacionais está em alta, ouvir músicas nacionais da década de 80 e 90 também está em alta, porque as nacionais da atualidade obrigam que seja feita essa fuga, uma hora é o "tchu tcha tcha", outra hora é "ai se eu te pego"... ao ligar em alguma rádio é raro de se ouvir Ana Carolina, Djavan, Milton Nascimento, Capital Inicial, só se tem esses lixos...

    ResponderExcluir