terça-feira, 19 de junho de 2012

Cururu no Rio



     O que pode esperar de um livro como um sapo na capa? Confesso que não esperava muito e que bom, pois pude me surpreender com o romance policial de Rubem Fonseca intitulado de “Bufo & Spallanzani”. Logo nas primeiras páginas podemos notar um linguajar um pouco sexual se assim posso definir o que ajuda a compor a visão do personagem Ivan Canabrava ex-professor primário e investigador de uma seguradora para surgir o escritor com inspiração no Gustave Flaubert adotou o pseudônimo em Gustavo Flávio. 

A narrativa inicia com um caso de adultério de Delfina Delamare socialite carioca que morre com um tiro no coração em seu carro de luxo numa rua sem saída. O investigar Guedes responsável pelo caso descobre que seu amante era o famoso escritor Gustavo Flávio que após vários sucessos escreveu “Os amantes” um livro que não foi bem recebido pelo público e crítica. Com o desejo de superar este “fracasso” ele se retira para o Pico do Gavião para escrever “Bufo & Spallanzani” do qual é varias vezes “impedido” por causa de uma serie de acontecimentos somados a sua falta de concentração e inspiração. 

Com ameaças do marido traído e a desconfiança do investigador de policia no decorrer das páginas descobrimos que Gustavo e Ivan são as mesmas pessoas e a narrativa regressa no tempo para contar a história de Ivan. Com um relacionamento conturbado e uma forte convicção de golpe na seguradora do qual ele trabalhava aplicada por um casal milionário, os sapos surgem, assim como Minolta, mortes, detenção e fuga. Parece que as mortes misteriosas perseguem o escritor que além de observar e descrever todos em sua volta mostra-se um grande apreciador de mulheres comendo-as como os olhos e seus pensamentos. 

O livro tem vários personagens cada um com sua característica própria compondo e mesclando uma diversidade de histórias que se entrelaçam na trama que só vem a somar no desfecho da morte de Delfina Delamare. Um final em que quase todos perdem de certa forma, fazendo de “Bufo & Spallazani” um delicioso romance que supera qualquer imaginação em suas últimas páginas. Além das inúmeras referências e citações de vários pensadores e literários que só vem enriquecer a já rica obra de Rubem Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário