sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A novela globo-brasileira.


     Qual é a emissora que faz a melhor novela brasileira? Qualquer um, pelo menos a grande maioria vai dizer que são as novelas da Rede Globo. Mas qual é o segredo deste sucesso que vem disputando junto com o futebol o titulo de paixão nacional?  Eu não sei, o fato é que não é preciso assistir ou acompanhar uma novela para saber o conteúdo de cada capítulo, pois ela tem uma influência tão grande em nossas vidas que vira comentário no dia seguinte em distintos ambientes como uma conversa de vizinhos ou até no ambiente de trabalho. Mesmo você tentando fugir do assunto tenho impressão que ele te segue e se você não comenta está ligeiramente excluso da roda. 
Hoje é o ultimo capítulo da novela das oito e o “mistério” quem matou Norma terá um fim. Isto lembra outras novelas de grande sucesso como a Próxima Vítima (Quem é o assassino) e Vale Tudo (Quem matou Odete Roitman) que fizeram parar o país em seu ultimo episódio exibido e já virou até clichê de fim de novela. Assim como o casamento do casal que fica nas idas e vindas de um romance conturbado. Portanto lanço uma pergunta: por que devemos assistir novelas então? Para ter o que comentar no dia seguinte, para passar o tempo preenchendo suas noites de descanso, há pessoas que dizem para discutir assuntos de verossimilhança do nosso cotidiano. E por que não devemos assistir novelas? Porque todas são parecidas e discutem vagamente um assunto polêmico, porque modificam conforme a aceitação do telespectador limitando ou podando a “criatividade” do autor, porque deixamos de discutir coisas de maior importância para comentar se Maria deve se casar com João ou José, porque você sempre sabe o que vai acontecer no dia seguinte.
O fato é que não tem nada de inovador e muito menos criativo as novelas atuais, por isto vira e mexe tem as reedições de novelas antigas na tentativa de repetir seu sucesso e “melhorar” a programação deste gênero televisivo. Um molde gasto, mas que ainda faz sucesso vai entender, ou melhor, vai tentar assistir para entender esta febre que parece que não terá fim nas noites noturnas dos lares brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário