terça-feira, 29 de maio de 2012

O Inferno de Hades


     Não como falar de Hades o livro sem lembrar-se do deus Hades, o soberano do mundo subterrâneo, conhecido também por Plutão. Acredita-se que ele recebeu dos ciclopes um capuz ou capacete que tornava seu portador invisível, após a vitória na luta contra os titãs ao lado de seus irmãos Poseidon, Zeus. Foi quando houve a partilha dando-lhe o controle do mundo subterrâneo e dos mortos, Poseidon dos mares e Zeus do céu.

Hades é o segundo livro de uma trilogia da Alexandra Adornetto lançado pela Editora Agir, que traz de volta a heroína Bethany Church, um anjo no corpo de adolescente, que agora será levada às profundezas do inferno Hades. Segundo a mitologia grega “o reino de Hades era primitivamente localizado no extremo ocidente, além do rio Oceano, ou diretamente abaixo da superfície. Esse último conceito veio a moldar, séculos mais tarde, a ideia de "inferno" das religiões europeias e asiáticas”. Notamos o enredo fantástico desta sequência de Halo, com a mescla do rico conhecimento mitológico da autora somados e elementos angelicais que temperam a fantasia e nos faz refletir sobre o desejado sentimento humano, o amor.

A personagem Bethany Church é um anjo e uma adolescente, com a missão de combater as forças das trevas. O amor que não fazia parte desta missão bateu em sua “porta” com o nome de Xavier Woods um simples mortal. Entretanto, este amor somado a proteção de seus irmãos anjos, Gabriel e Ivy não foram o bastante para impedir um passeio de moto que teve como seu destino final o inferno. Lá, o demônio Jake Thorn, um “Cérbero” não permitirá sua volta a Terra. Na mitológica grega Cérbero era um cão de três cabeças e cauda de serpente que guardava o portal do inferno. O guardião permitia a entrada de todos, porém não deixava ninguém sair. Na narrativa de Adornetto, além de impedir o regresso de Bethany, ele pedirá algo que poderá destruí não apenas a si mesma, mas todos aqueles que ela ama. Se em Halo ela estava se acostumando com a vida na Terra e lidando com os dilemas da idade, em Hades ela será levada às profundezas do inferno, um lugar sombrio e sinistro, em que terá contato com o lado mais sombrio da natureza humana.

A trilogia que será concluída em Heaven, no qual podemos deduzir outra referência a um clássico da literatura “Divina Comédia” em que na narrativa de Dante Alighieri transita com Virgílio no inferno, purgatório e o paraíso. Uma história que remete a tantas referências clássicas e mitológicas numa roupagem moderna em que o elemento central da narrativa e o poder do amor, que é capaz de reduzir diferenças e promover a harmonia entre os mais diversos grupos, só estimulam ainda mais a “devoração” dos capítulos repletos de ação e reviravoltas, batalha entre anjos e demônios, mostrando mais uma narrativa fantástica na literatura.

Sites consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário