quarta-feira, 16 de maio de 2012

The Economist

   Seria mais um entre outras histórias do tráfico se não fosse por alguns detalhes: o grande volume de drogas, e o primeiro brasileiro preso na Inglaterra “transferido” por um tratado entre Reino Unido e Brasil. Tudo ou Nada é a história do brasileiro que deixou para trás uma milionária carreira no mercado financeiro e se tornou peça central na conexão Colômbia-Caribe-Inglaterra do tráfico internacional de drogas.
   O livro de Luiz Eduardo Soares conta a trajetória de um velejador e ex-operador do mercado financeiro que conheceu o tráfico internacional de drogas por dentro. A história é sobre o personagem Lukas Mello, nome fictício bem como as demais personagens que compõem a vida do brasileiro Ronald Soares Jr conhecido no tráfico como “the economist”.
   Um Paulistano que aos nove anos foi morar no Rio de Janeiro, virou rato de praia, figurinha carimbada da alta sociedade, para uma penitenciária de segurança máxima em Londres, em que foi preso por associação ao tráfico internacional de drogas. Do céu para o inferno e passando pelo purgatório a biografia do economista é uma narrativa que testemunha uma trajetória real que percorre o caminho inverso da Divina Comédia o clássico de Dante Alighieri.
   O autor de Elite da Tropa 1 e 2 apresenta ao leitor o Rio de Janeiro da década de 1970, que serve como pano de fundo para o personagem Lukas habilidoso negociador no mercado financeiro que se casou com uma das moças mais cobiçadas da cidade. Após a desilusão amorosa que sofreu com sua primeira esposa coloca em pratica um velho projeto: comprar um veleiro e passar os anos seguintes entre oceanos, em clima de paz e amor, vivendo aventuras “proibidas”. Foi quando virou consumidor de heroína e um velho amigo propôs ajuda-lo a se livrar do vício ao mesmo tempo em que lhe apresenta ao negócio milionário do tráfico internacional de drogas que atuou como uma espécie de representante comercial de um grupo ligado ao Cartel de Cali, onde ficou conhecido como “o economista”.
  O sonho de sua “gorda aposentadoria” acabou quando foi preso pelas autoridades britânicas com a condenação a 24 anos de clausura e uma tentativa de fuga cinematográfica. O livro vai bem de encontro com o relato de como funciona o tráfico de internacional de cocaína, ele surpreende ao mostrar os lados opostos de uma “moeda”: o de um homem que conheceu o tráfico por dentro e de um dos maiores especialistas em segurança pública do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário